PRINCIPAIS DÚVIDAS

NO INÍCIO DA GESTAÇÃO

SUMÁRIO

Capítulo 1: Sangramento no início da gestação é normal?..............04

Capítulo 2: Posso pintar o cabelo no período de gestação?..............06

Capítulo 3: Posso ter relações sexuais no início da gravidez?.........07

Capítulo 4: Quando começo a sentir os movimentos do bebê?......09

Capítulo 5: Até quando é normal sentir enjoo?......................................11

Capítulo 6: Tem algo que eu não possa comer na gravidez?............12

Conheça a Maternidade do Hospital Santa Clara...................................14

Versão mobile

INTRODUÇÃO

A gestação é um momento muito importante para a mãe e sua rede de apoio, pois é o momento de se preparar para a chegada do bebê. Assim, é normal surgirem dúvidas sobre esse processo, porque tudo é muito novo.

Mesmo se a mãe não é de primeira viagem, cada gestação é única e as dúvidas nem sempre são as mesmas.

Por isso, este ebook pode te ajudar.

Vamos esclarecer as principais questões do ínicio da gestação, com base nos conhecimentos dos nossos médicos especialistas. Ou seja, nenhuma dessas informações são de senso comum ou mitos.

Boa Leitura!

Sangramento no início da gestação é normal?

Essa é uma dúvida unânime entre as mulheres grávidas, pois o sangramento na gravidez é um fato que preocupa qualquer um. Entretanto, nos primeiros três meses, esse escape é comum. Com um aspecto amarronzado, como um final de menstruação e em pequena quantidade, porém, é necessário falar com o obstetra sobre o ocorrido.

Mas, porque esses sangramentos acontecem?

Bom, esses sangramentos, podem ser decorrentes de 3 situações

O primeiro é o processo de nidação, que é a implantação do óvulo na camada uterina, após a fecundação. Assim, quando o óvulo migra para o útero pode haver o rompimentos de alguns vasos sanguíneos.

O segundo motivo são as alterações fisiológicas da gravidez, que podem tornar o colo uterino mais frágil, levando a sangramentos de pequena quantidade.

E, o terceiro motivo são as relações sexuais, infecções ou esforço físico. Pois todos esses fatores podem influenciar na pressão dos vasos sanguíneos e assim gerar esse escape.

Entretanto, existem outros motivos que são sérios e podem indicar aborto espontâneo ou descolamento da placenta. Por isso, em todos os casos, por mais simples que pareçam, fale com seu médico ou vá a um Pronto Atendimento.

Posso pintar

o cabelo no

período de gestação?

Sim, mas só após os três primeiros meses de gestação. Outro ponto importante é usar produtos que não tem: amônia, parabeno, propilenoglicol, formol e metais pesados. Essas substâncias são proibidas para as mães!

Posso ter relações sexuais no início da gravidez?

As relações sexuais no início e durante a gravidez podem sim acontecer, desde que não haja contraindicação do médico e a mulher se sinta confortável para fazer.

Além disso, o ato não machuca o bebê e se ele parar de mexer durante a relação, pode ficar tranquila! São apenas os hormônios do sexo em ação.

E, quando se fala da vontade da mulher em ter relações sexuais, é porque a libido munda muito durante a gestação. Pois, no primeiro trimestre, a vontade pode ser menor devido à ansiedade, cansaço, enjoos e mal-estar.

No segundo trimestre, em que as náuseas diminuem e a mulher já teve tempo de se adaptar à nova fase, a libido deve voltar ao normal. No último trimestre, é possível que a vontade volte a cair devido à ansiedade pelo parto e consequentemente o nascimento do bebê.

Agora, se o seu medico não liberou as relações sexuais, seja por ameaça de aborto espontâneo, pré-eclâmpsia e placenta prévia, por exemplo, converse com seu parceiro e fique de repouso.

Quando começo

a sentir os movimentos do bebê?

Toda mãe quer sentir o seu bebê mexendo, não é mesmo?! Mas fique calma, pois os movimentos do bebê começam por volta de 8 semanas, entretanto você só irá sentí-los por volta de 16 a 20 semanas.

E sim, o bebê se mexe, chuta, muda de posição, dorme, acorda, engole e faz xixi. Desse modo, quando ele começar a fazer isso tudo, você irá começar a sentir uma sensação leve de movimento na parte baixa do seu abdômen como se fossem bolhas tremulando.

Com o passar das semanas os movimentos ficam mais visíveis!

Agora se seu bebê não mexer ou faz menos de 10 movimentos em duas horas e você notar uma grande alteração nos movimentos, fale com seu médico. Pois no consultório, o médico e sua equipe podem examinar o bebê dentro da barriga e ter o devido diagnóstico.

Até quando é normal sentir enjoo?

Entretanto, algumas mulheres têm enjoos até o fim da gestação, mas isso é bem raro. Desse modo, converse com seu obstetra e veja com ele qual medicação você pode tomar para amenizar esse sintoma e curtir a gravidez da melhor maneira


Tem algo que eu não possa comer

na gravidez?

Saber o que se pode comer na gestação é muito importante para a saúde do bebê e da mãe, como também para prevenir problemas como o parto prematuro.

Desse modo, as mães devem tomar cuidado com a intoxicação alimentar, pois além de ser desagradável, pode aumentar o risco de parto prematuro e de infecções no bebê.

Assim, além dos que citamos, evite também:

Ovos crus ou mal cozidos

Carne vermelha ou carne de peixe crua ou mal cozida;

• Peixe cru, ostras, mariscos e outros frutos do mar;

• Leite e derivados não pasteurizados, como queijos, principalmente o brie e camembert

Outros alimentos como: peixe-espada, marlin e atum, por exemplo, devem ser evitados também, pois podem prejudicar o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê por contêr mercúrio.

Além disso, lave bem e higienize as frutas e vegetais antes de comer e troque o café normal pelo descafeinado, pois a cafeína pode chegar até o bebê pela placenta, o que significa que o bebê pode sentir os mesmos efeitos que você, como aumento da frequência cardíaca.

Outra bebida que é proibida na gravidez são as bebidas alcoólicas, pois o álcool também chega até o bebê pela placenta e a ingestão excessiva pode prejudicar seriamente o desenvolvimento dele. E, não pense que “só um pouquinho pode”! Não há estudos que comprovem uma quantidade é segura, então o ideal é evitar por completo.

Portanto, para manter uma alimentação saudável e sem risco para ambos, consulte com uma nutricionista e siga as instruções da profissional.


CONHEÇA A MATERNIDADE DO HOSPITAL SANTA CLARA

O Hospital Santa Clara é referência em maternidade na região. Seguindo os passos de nossos fundadores ginecologistas e obstetras idealistas, hoje contamos com uma equipe médica e técnica especializada, uma ala materno infantil de ponta e uma estrutura completa com todo conforto, tecnologia e carinho de quem sabe como cuidar bem.

Desse modo, na nossa Ala Materno Infantil contamos com:

Berçário

Leitos de enfermaria, apartamento e suítes

2 Salas de parto Normal

Centro Obstétrico

UTI Neonatal

• Pronto Atendimento ginecológico 24h

Curso de Gestantes Clara

Ginecologistas e obstetras do Hospital Santa Clara

Acústica com som

Iluminação de Led exclusiva

Espaldar

Baqueta de parto

Bola de pilates

Recepção para a família aguardar o momento tão esperado do nascimento

Para saber mais informações sobre a nossa maternidade, clique aqui.


Telefone/WhatsApp: (34) 3239 6000

Localização: Av. João Pinheiro, 289 – Centro